Ministério da saúde lança campanha de vacinação contra sarampo.

Do(a) Ministério da saúde por Câmara Municipal | Publicado em 12/02/2020 às 04:34

Ministério da saúde lança campanha de vacinação contra sarampo.

Ministério da Saúde lança campanha contra sarampo

O Ministério da Saúde lançou ontem (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

A meta da pasta será vacinar 3 milhões de crianças e jovens de 5 a 19 anos.

O período de vacinação começa nesta segunda a vai até 13 março. No dia 15 de fevereiro será realizado o "Dia D" de mobilização para alertar os pais e responsáveis sobre o risco de não vacinar os filhos.

Segundo o ministério, foram encaminhadas neste ano 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral aos estados.

O número corresponde a um aumento de 9% no volume de doses que foram solicitadas, segundo a pasta.

De acordo com os números de registros da doença, em 2019 foram registrados 18,2 mil casos de sarampo em 526 municípios.

Em São Paulo, foram registradas 14 mortes e uma em Pernambuco. O maior número de casos também foi registrado em São Paulo, 16 mil.

A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus.

As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado.

Em 2020, estão previstas mais duas.

A primeira, entre junho e agosto para o publico de 20 a 29 anos de idade, e outra, também em agosto, para a população de 30 a 59 anos de idade.